O dente do siso, também conhecido como terceiro molar, é um dos últimos dentes a nascer. Normalmente, ele começa a surgir na adolescência, entre os 17 e 25 anos de idade, mas pode ocorrer em uma idade mais avançada ou até mesmo não nascer em algumas pessoas.
O dente do siso é responsável pela fase final da mastigação dos alimentos. No entanto, devido à presença dos outros dois molares que executam a mesma função, sua existência torna-se dispensável na maioria das situações. Um exemplo que reforça essa ideia é que muitos indivíduos não desenvolvem o dente do siso e nunca precisarão passar pelo processo de extração.
Todos precisam extrair o dente do siso?
A extração dos dentes do siso não é sempre necessária, desde que eles estejam na posição correta, tenham espaço suficiente e não causem dor ou desconforto, permitindo a higienização bucal adequada. Entretanto, se os dentes do siso estiverem inclusos ou semi-inclusos, retidos no interior da mandíbula ou maxilar, pode ser recomendada a extração.
Como é feita a extração do dente do siso?
A extração dos dentes do siso é um procedimento comum e geralmente é feito em um consultório odontológico com anestesia local. O procedimento é relativamente simples e geralmente leva de 30 a 60 minutos, dependendo do número de dentes a serem removidos e da complexidade do caso.
Riscos de não extrair o dente do siso quando necessário
Os problemas causados pelo dente do siso mal posicionado podem piorar com o tempo e levar a problemas de saúde bucal mais graves, tais como:
Cáries
O dente do siso pode ser difícil de alcançar e limpar corretamente, o que aumenta o risco de cáries e infecções.
Doenças gengivais
Quando o dente do siso não consegue sair completamente da gengiva, pode haver a formação de uma bolsa com acúmulo de bactérias e causar inflamação e infecção.
Desalinhamento dos dentes
O dente do siso pode empurrar os outros dentes, causando desalinhamento e problemas na mordida.
Cistos e tumores
Quando o dente do siso fica preso na gengiva, pode haver o desenvolvimento de um cisto ou tumor, o que pode levar à dor e infecção.
A extração dos dentes do siso pode parecer assustadora, mas é um procedimento comum e relativamente simples que pode prevenir problemas de saúde bucal mais graves no futuro. Se o seu dentista recomendar a extração dos dentes do siso, é importante seguir suas instruções e agendar a cirurgia o mais rápido possível para evitar complicações desnecessárias.
Oportunidade para pacientes
O Instituto Méderi, em parceria com a Bioserv está conduzindo uma pesquisa clínica para pacientes que precisam extrair o terceiro molar (dente do siso). Acesse a página do estudo, confira os critérios de participação e seja um voluntário.
Gostou do nosso conteúdo? Siga a Bioserv nas redes sociais e fique por dentro de todas as atualizações: Facebook, Instagram e LinkedIn!