Se você tem diabetes, sabe que seguir as regras é fundamental para evitar complicações. E uma delas é o pé diabético, uma condição que ocorre quando uma área machucada ou infectada nos pés desenvolve uma ferida ou úlcera.
As infecções nos pés diabéticos surgem devido ao descontrole dos níveis de glicemia e à circulação inadequada. Por isso, qualquer ferimento deve ser tratado rapidamente para evitar complicações futuras. Quer identificar os sintomas rapidamente? Fique atento a câimbras, deformidades, dormência, queimação, perda gradual da sensibilidade, ressecamento da pele e atrofia muscular. Ao perceber qualquer um desses sinais, é essencial buscar ajuda médica para receber o tratamento adequado.
Para garantir a saúde dos seus pés, siga esses cuidados essenciais:
Examine seus pés diariamente
Em primeiro lugar, conheça bem seus pés para identificar qualquer alteração. Verifique a coloração, temperatura e procure por infecções, cortes, bolhas, feridas e calos. Desse modo, caso não consiga fazer isso sozinho, peça ajuda a um familiar ou amigo e utilize um espelho para verificar áreas de difícil visualização.
Mantenha os pés limpos e hidratados
Lave os pés diariamente com água morna para evitar queimaduras. Certifique-se de secá-los completamente, evitando micoses, mas sem esfregar a pele. Já que, o pé diabético tende a ficar mais seco e propenso a rachaduras, então mantenha-os hidratados para prevenir infecções.
Pratique exercícios físicos
Uma simples caminhada já é suficiente para exercitar seus pés. Contudo, não é necessário frequentar academias, apenas mantenha-se ativo.
Utilize meias sem costura
Evite meias com costuras, pois elas podem causar atrito e lesões na pele. Prefira meias de algodão ou lã, evitando materiais sintéticos. Use meias sempre que utilizar calçados para reduzir atritos prejudiciais.
Não ande descalço
A sensibilidade reduzida nos pés dos diabéticos aumenta o risco de feridas e infecções quando em contato direto com o chão. Com isso, evite andar descalço sempre que possível e mantenha um calçado adequado por perto.
Tenha cuidado ao cortar as unhas
Mantenha suas unhas bem aparadas, preferencialmente após um banho morno, quando elas estão mais macias. Por isso, use uma tesoura ou cortador apropriado e evite cortar as laterais dos dedos. O corte quadrado, com laterais levemente arredondadas, é o mais indicado. Não remova as cutículas.
Utilize calçados adequados
Os calçados e as meias devem ser livres de costuras e pontos de pressão internos. Escolha um modelo que distribua o peso igualmente em toda a planta do pé, evitando lesões. Acima de tudo, o conforto é essencial para quem tem diabetes, portanto, prefira calçados fechados, macios, arejados e extremamente confortáveis, com solados rígidos. Lembre-se de amaciar os sapatos novos gradualmente, usando-os por apenas uma hora por dia até que estejam devidamente adaptados.
Cuide dos seus pés diabéticos com atenção e carinho, seguindo essas dicas. Sua saúde agradece!
Oportunidade para pacientes com Diabetes Mellitus
O Instituto Méderi, parceiro da Bioserv Life Science, está conduzindo um estudo sobre Diabetes Mellitus Tipo 2 pediátrico na região de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Acesse o site, confira os critérios de participação e seja um voluntário para contribuir com o avanço da medicina e da melhora da qualidade de vida de milhares de pacientes.
Siga a Bioserv nas redes sociais no Facebook, Instagram e LinkedIn!