EnglishPortugueseSpanish

Blog

Como a tecnologia pode facilitar o recrutamento dos pacientes e tornar os estudos clínicos mais ágeis?

tecnologia facilita recrutamento e agilidade nos estudos clínicos

Já se foi o tempo em que participar de uma pesquisa clínica era algo que devia ser feito com a inscrição em um processo distante e quase sempre longe do voluntário. Com a ascensão da tecnologia e as novas plataformas, agora é possível demonstrar interesse por diversos processos, descobrindo aquele que tem maior ligação com as características e o procedimento que será solicitado.

Com as novas ferramentas e a acessibilidade disponível para aqueles que estão conectados, mais do que possibilitar um processo mais ágil, quem está no aguardo das respostas também celebra os avanços.

Quer saber mais sobre o assunto? Então aproveite o conteúdo completo e veja aquilo que está sendo conquistado por conta da junção entre as pesquisas clínicas e a tecnologia.


A evolução da tecnologia

Não há como negar, a tecnologia passou a fazer parte da rotina de todos aqueles que estão inseridos no mercado de trabalho, alterando até mesmo a comunicação com familiares e amigos. Se antes era necessário aguardar um tempo para determinadas atividades, agora tudo pode ser feito com cliques, quase que de forma instantânea.

A alteração também está modificando a maneira como os voluntários estão sendo recrutados, aproximando os pesquisadores dos indivíduos. O processo é simples e pode ser preenchido pela internet, apresentando uma modalidade que deve seguir nos próximos anos.

É por meio desse processo facilitado que as pessoas podem ter conhecimento daquilo que está sendo estudado, compreendendo se as características estão de acordo com o que é esperado pela equipe de especialistas. É assim que as pesquisas devem atingir bons resultados, melhorando a vida daqueles que precisam de uma resposta.


Telemedicina e processos descentralizados

Por mais que o processo já tenha sido aplicado antes da pandemia causada pelo Covid-19, a verdade é que a ferramenta passou a ser ainda mais comum nos últimos anos. Com o tempo em casa e a dificuldade para ter acesso ao médico, a novidade passou a ser o único caminho para unir o cuidado e a atenção necessária. Entretanto, o que antes era visto como uma saída para o momento, agora é a preferência de muitos, facilitando a rotina e colocando cada vez mais perto o cuidado com a saúde. A ferramenta também pode ser utilizada para aproximar aqueles que desejam fazer parte de uma pesquisa clínica, facilitando a adesão, acompanhamento clínico, aderência e engajamento do participante.


Novas formas de recrutamento


Com a conectividade, existem diversos mecanismos que podem ser adotados, colocando diante dos especialistas opções que podem facilitar o dia a dia. O uso das redes sociais, sites e aplicativos podem aumentar o número de interessados, fazendo com que a triagem seja rica em detalhes e informações.

Aproveite para pensar na faixa etária e nas características que você precisa encontrar para estar diante do voluntário correto. É assim que o levantamento será feito da forma adequada, levando em consideração os fatores que podem ser determinantes para aqueles que estão analisando e planejando uma solução.

Venha conhecer os estudos clínicos que estão abertos para o recrutamento!

Siga a Bioserv nas redes sociais no Facebook, Instagram e LinkedIn!