EnglishPortugueseSpanish

Blog

Quais são os principais sintomas da depressão?

Por mais que a depressão seja associada, na maioria dos casos, às situações de tristeza e desânimo, é preciso entender que a patologia vai além daquilo que muitos julgam como “padrão”. Com dificuldades que podem alterar a rotina e afetar a qualidade de vida, aqueles que convivem com os sintomas costumam viver em uma verdadeira gangorra.

Falta de apetite, perda de peso, tristeza, falta de ânimo, irritabilidade e sentimento de culpa são outros agentes que podem aparecer no momento em que a luta está sendo travada entre os sentimentos e aquilo que faz parte da realidade.

Por isso, compreender o que é a depressão e quais são os principais sintomas é o primeiro passo para saber como lidar com esse que, infelizmente, já é um dos maiores males da atualidade.

De olho na depressão

Mesmo que o assunto seja debatido por alguns, ainda existem muitos fatores e questões que devem ser explicadas quando o assunto é a depressão. De acordo com números da Organização Mundial da Saúde (OMS), 5% da população adulta precisa lidar com o transtorno depressivo.

Levando em consideração a reação do organismo e a forma como cada um vai lidar com o diagnóstico, é fundamental ter em mente que a patologia será vivenciada de formas diferentes por cada um. A única coisa certa é que a garantia para qualidade de vida deve e precisa começar pelo cuidado com a saúde mental.

Quais são os sintomas?

Como cada corpo será responsável por responder de determinada forma, existem alguns sintomas que acabam surgindo na maioria dos casos, com níveis e intensidades diferentes.

A irritabilidade, tristeza, desânimo, alteração no peso, mudança de humor, tristeza e insônia acabam sendo os sintomas clássicos da depressão, indicando que algo precisa ser alterado na rotina e no estilo de vida.

Lembrando que as reações podem surgir logo nos primeiros meses ou durante o tratamento, dependendo dos fatores externos. A verdade é que não existe um padrão que deve ser seguido, já que cada um pode conviver com a depressão de forma singular.

Por isso, o especialista será o responsável por compreender cada caso e pensar na melhor solução, levando em consideração o tratamento ideal, o estilo de vida e as principais aflições que são apresentadas pelo indivíduo.

Angústia, desejo de morte, dificuldade para raciocinar, medo, insegurança, desespero e sintomas físicos também podem aparecer na lista.

É preciso falar de saúde mental

As doenças mentais são a realidade de muitos brasileiros que passaram a conviver com os sintomas e as mudanças no organismo. Por isso, falar sobre o assunto e incentivar o cuidado adequado é o caminho para que os envolvidos possam viver com prazer, controlando os sintomas e as dificuldades.

Compartilhar as boas práticas com o corpo, com a alimentação, a rotina de atividades físicas e as visitas aos médicos são formas de amenizar os sintomas da depressão, garantindo uma vida plena para aqueles que precisam de acompanhamento.

Venha conhecer os estudos clínicos que estão abertos para o recrutamento!

Siga a Bioserv nas redes sociais no Facebook, Instagram e LinkedIn!